Outubro rosa, fiquem atentas meninas!

 



O Câncer mais frequente entre nós mulheres brasileiras é o Câncer de Mama (segundo o Inca), nesta doença, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno.


 

O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio e pode ser acompanhado ou não de dor, a pele na região da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja e também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço.

 

Mas lembre-se nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é importante consultar seu medico de confiança. 

 

Se você tem 40 anos ou mais deve procurar um centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas todo ano, agora se você tem entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. 

 

Você também deve realizar o autoexame, confira algumas dicas:

 

Apalpe os seios e caso observe alguma alteração deve procurar imediatamente o serviço de saúde, mas lembre-se esse exame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado. Caso você observe alguma alteração deve procurar imediatamente seu medico. 

 

- Se você for fazer o autoexame em frente ao espelho

 

Retire toda a roupa e observar seguindo o seguinte esquema:

 

1.         Primeiro, observar com os braços caídos;

2.         Depois, levantar os braços e observar as mamas;

3.         Por fim, é aconselhado colocar as mãos apoiadas na bacia, fazendo pressão para observar se existe alguma alteração na superfície da mama.

 

Durante a observação é importante avaliar o tamanho, forma e cor das mamas, assim como inchaços, abaixamentos, saliências ou rugosidades. Caso existam alterações que não estavam presentes no exame anterior ou existam diferenças entre as mamas é recomendado consultar o ginecologista ou um mastologista.

 

- Se você for fazer o autoexame em pé

 

A palpação de pé deve ser feita durante o banho com o corpo molhado e as mãos ensaboadas. 

 

Para isso deve-se:

 

1.         Levantar o braço esquerdo, colocando a mão atrás da cabeça;

2.         Palpar cuidadosamente a mama esquerda com a mão direita;

3.         Repetir estes passos para a mama do lado direito.

A palpação deve ser feita com os dedos da mão juntos e esticados em movimentos circulares em toda a mama e de cima para baixo. Depois da palpação da mama, deve-se também pressionar os mamilos suavemente para observar se existe a saída de qualquer líquido.

 

 

- Se você for fazer o autoexame deitada

 

1.         Deitar e colocar o braço esquerdo na nuca;

2.         Palpar a mama esquerda com a mão direita.

 

Estes passos devem ser repetidos na mama direita para terminar a avaliação das duas mamas. Caso seja possível sentir alterações que não estavam presentes no exame anterior é recomendado consultar o ginecologista para fazer exames diagnóstico e identificar o problema.

 

Deixamos aqui um alerta, você melhor do que ninguém conhece seu corpo e suas sensações, então, faça sempre o autoexame e percebendo qualquer mudança, insista, persista, um diagnóstico rápido pode ajudar bastante no tratamento. 

Comentários